quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Parafraeando Manoel Bandeira "Vou-me embora pra Pasárgada"




Parafraseando Manoel Bandeira

Manoel Bandeira


“Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei”

Parafraseando Manoel Bandeira


Recanto lindo Pasárgada!

Quando eu estou a cismar

Meu coração pra lá voa

Vou de tosca canoa

Das que deslizam no rio

Ponho um chapéu de palha

Daquele de pescador

E deslizando nas águas

Eu sinto passar a dor

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá não tem chefe ou juiz

Só os rumores do vento

E as histórias que o vento diz

E quando eu dormir de cansada

Terei uma capa de estrelas

È coisa pouca, mas é minha

Aquece-me na madrugada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui não escutam minha voz

Mesmo bonita e afinada

Só esse silêncio atroz

Lá quando eu chegar

Boto fita rosa no cabelo

Chinelos cor de lilás

Cesta de vime e lancheiro

Vou-me embora pra Pasárgada

Ouvir aboio à tardinha

Voltar a minha raiz

Comer cuscus na cozinha

Tapioca e munguzá

Nadar no velho “Corguinho”

Viver de pequenos nadas

Aliviar a canseira

Dos longos anos na estrada

Vou-me embora pra Passárgada

Aqui eu não sou feliz


Nenhum comentário: